CONSERVAÇÃO DA MAQUIAGEM
- As esponjinhas e os pincéis devem ser limpos pelo menos uma vez por semana com água morna e champô.
- O lápis conserva-se mais se o guardar no frigorífico por alguns minutos. Assim, evita-se quebrar a ponta do apontador.
- Se terminar a sombra ou o blush, saiba que pode aproveitar o batom para conseguir o mesmo efeito daqueles dois produtos: assim, para obter blush, use o batom como creme nas maçãs do rosto, mas tenha o cuidado de colocar pouca quantidade e, com a ajuda dos dedos, espalhar muito bem, para um efeito bem natural; com a sombra, o processo é idêntico. O calor das mãos ajudará a fundir melhor o batom na pele, de modo a que o resultado final seja o mais natural possível.
- Se tem sombras de olhos coloridas (entre o vermelho, rosa ou castanho) que não costuma usar, experimente reutilizá-las, transformando-as num bonito gloss: misture um pouco de sombra com vaselina, colocando a mistura numa caixinha pequena (pode aproveitar as embalagens antigas de gloss).
- Conhecer os acessórios:
Pincel para pó facial
Pincel para blush
Pincel para sombra
Escova para pestanas e sobrancelhas
Pincel Oblíquo
Pincel delineador
Pincel Corretivo
Pincel boca
Pincel sobrancelhas
Curvex
Pinça
Esponja para base
ANTES DA MAQUILHAGEM
- Para conservar a maquilhagem, antes de a aplicar, passe na pele uma pedra de gelo envolta em gaze. O gelo fecha os poros da pele e a maquilhagem dura mais tempo. Se sua pele for oleosa, troque o gelo por loção adstringente e aplique uma camada fina de vaselina antes da base.
- Não se esqueça: na maquilhagem, menos é mais.
BASE- Para não errar na cor da base, teste o produto o mais próximo possível do pescoço e não na mão como muitas fazem. Dê preferência para bases líquidas ou cremosas, pois ressecam menos a pele.
- Procure uma marca que já possua filtro solar em sua composição e que seja hipoalergénica testada dermatologicamente.
- Na hora de aplicar, evite espalhar a base em pontos pelo rosto, pois o produto seca rapidamente. Para espalhar melhor a base, use uma esponja humedecida em água.
- Depois de espalhar uma fina camada de base por todo o rosto, remova o excesso com um lenço de papel e passe o pó (sem exagero) com um pincel macio.
- Aplique uma base mais clara que sua pele na testa, laterais do nariz, da boca e do queixo, para suavizar os traços e "iluminar" o rosto.
- Não compre a base pela cor do vidro. Ali ela está concentrada e sempre parece ser mais escura do que realmente é.
- Se tiver tipo de pele oleosa, o correcto é adquirir uma base com formulação específica oil-free.
- Adquira uma base com brilho. A luminosidade suaviza pequenas linhas de expressão.
- Base bem espalhada não se acumula no maxilar.
- Sardas não são para esconder. Assuma as suas!
SOMBRAS
- Escolha uma cor para dar um fundo. Cores escuras de sombra devem ser evitadas por quem tem olhos pequenos. Quem tem olhos grandes deve evitar cores muito claras. Já os olhos com os cantos caídos ganham leveza com a aplicação de tons mais escuros, esfumados do canto dos olhos para cima.
- Depois de passar a sombra de fundo, escolha uma cor mais clara para iluminar a parte central da pálpebra. Em seguida, passe uma sombra dourada logo abaixo das sobrancelhas e passe um tom mais claro por cima para dar mais luz ao olhar.
- A sombra deve ser aplicada com o tom mais forte nos cantos externos, bem perto dos cílios, e o tom mais claro na parte de cima, bem próxima à raiz das sobrancelhas. Cuidado para não exagerar na quantidade e procure usar somente em ocasiões especiais.
- Para melhor efeito, aplique a sombra antes do delineador. As sombras compactas devem ser aplicadas, de preferência, com pincel, nas pálpebras e de acordo com o formato dos olhos.Usando tons claros (branco, areia, bege, amarelo, prata, etc.) próximos da sobrancelha consegue-se "abrir" o olhar, proporciopnar um efeito “luminoso” e aumentar os olhos. Se quiser criar um olhar "amendoado", com “profundidade”, pode esbater o canto externo dos olhos com tons mais escuros (preto, marrom, azul, etc.) e ainda delinear todo o contorno, com um pincel mais fino, usando a mesma cor ou até mesmo com lápis marrom/preto. As sombras cremosas e brilhantes são mais fáceis de serem aplicadas.
- As ruivas devem optar por cores fortes e vivas, que vão desde o castanho escuro, ao verde, passando pelo amarelo e pelo castanho-alaranjado.
- As mulheres que têm o cabelo castanho e os olhos castanhos têm a vantagem de combinarem bem com quase todas as cores: para a maquilhagem dos olhos as várias tonalidades de castanho são a melhor opção.
- O truque é usar várias tonalidades da mesma cor no olho e ir esbatendo-as com a ajuda de um pincel ou mesmo dos dedos.
- O segredo para a durabilidade de sua maquilhagem de olhos e para dar um realce perfeito é sempre uma boa cobertura de pele.
- Se a sombra é muito cintilante para usar de dia, aplique pó sobre ela para retirar um pouco do brilho. Mulheres de pele negra devem usar cores intensas, que destaquem a maquilhagem.
- Para parecer mais nova: ilumine os olhos com sombra em tons claros. As pálpebras tendem a escurecer com a idade.
LÁPIS DE CONTORNO / DELINEADOR- Escolha uma cor de lápis com tendência para o marrom e passe em toda a parte interna dos olhos e rente aos cílios de baixo. Em cima, passe uma sombra amrronzada no canto dos olhos e aproxime o traço ao côncavo para dar uma suave profundidade.
- Em seguida, passe o delineador líquido. Para não errar o traço, encoste o pincel na raiz dos cílios e deslize, suavemente, com o pincel apoiado.
- O delineador deve ser aplicado com uma camada fina e uniforme junto à raiz dos cílios superiores, de dentro para fora dos olhos.
- Se quiser um traço fino, use somente a pontinha do pincel ou do lápis. Já existem aplicadores cujo pincel é rijo e com a ponta bem fininha. São os melhores para quem não tem muita habilidade ou firmeza na mão. Se quiser um traço mais grosso, incline um pouco a ponta do pincel.
- Para aplicar o delineador mais facilmente, use um espelho sobre a mesa. Aplique primeiramente da metade da pálpebra para os cantos externos. Depois, faça um traço mais fino do centro da pálpebra para o canto interno.
- Os delineadores são contra-indicados para quem tem olhos pequenos, pois os diminuem ainda mais.
- Para facilitar a aplicação do seu delineador e dar mais intensidade, ou ainda alcançar cores diferentes, antes da aplicação do mesmo, marque um traço com o lápis de olhos de qualquer cor e em seguida passe o delineador.
- Os delineadores líquidos devem ser aplicados somente nas pálpebras superiores. Os delineadores de ponta seca (lápis) podem ser aplicados também nas pálpebras inferiores.
- Se houver erros com o delineador corrijir com cotonete.
RÍMEL
- A função do rímel é realçar o olhar, deixando as pestanas mais longas e destacadas.
- Aplique o rímel preto com movimentos de vai e vem e eleve para dar elasticidade nas pestanas.
- Evite aplicar o rímel com intensidade na parte inferior.
- Se quiser deixar um olhar natural aplique o rímel apenas nas pestanas superiores.
- Para alongar as pestanas, aplique o rímel em pelo menos duas camadas.
- Para não borrar o rímel, seque as pestanas com secador. Mantenha os olhos fechados para não os irritar.
- Se o rímel estiver ressequido, aplique algumas gotas de soro fisiológico, assim poderá ser usado mais algumas vezes. Quando usado em exagero acaba por deixar o olhar pesado e pode até borrar, por isso há quem diga que deve ser o último a ser aplicado e sua "escovinha" precisa estar livre de excessos.
- Loiras e Ruivas devem optar pelo rímel marrom ou transparente, para conseguir um efeito mais natural e devem usar o rímel preto para acentuar ainda mais o olhar.
- As morenas devem usar sempre rímel preto, e evitar usar rímel colorido. Convém escolher um rímel que não seja "à prova d'água", pois estes são difíceis de serem removidos e deixam resíduos que podem durar até à manhã seguinte.
BATON- Passe o baton cor de boca com um pincel e em seguida, passe um gloss para dar brilho.
- Para fixar o batom, aplique-o e retire o excesso com papel absorvente. Passe uma camada de pó compacto e aplique outra camada de batom.
- Se é ruiva, utilize castanhos e experimente os tons de rosa-avermelhado.
- Para aumentar os lábios, desenhe o contorno natural deles com um lápis um pouco mais escuro que o batom, do lado de fora dos lábios. Esbata o traço com um pincel e aplique o batom.
- Use um tom mais claro e cintilante na parte central dos lábios inferiores.
- Use e abuse dos gloss e brilhos.
- Para diminuir os lábios, desenhe o contorno pela parte interna dos lábios, com um lápis mais claro que o batom que irá usar. Evite brilho e gloss e use batons escuros e opacos.
- De preferência compre sempre batons de boas marcas e que também hidratem. Os lábios são uma das nossas “fachadas” mais importantes.
- Mantenha os dentes sempre brancos. E não se esqueça que o batom vermelho faz com que os dentes pareçam mais claros.
BLUSH
- A escolha certa da cor do blush também é fundamental. As peles mais claras ficam bem com tons rosados e as peles mais morenas com tons de terra ou rose mais fechados.
- Na hora de aplicar não se ria, isso faz com que o produto marque as linhas de expressão. Aplique com movimentos leves e rápidos em vai e vem.
- Pode também aplicar com pincel uma pequena camada de Blush nas maçãs do rosto, com leves pinceladas.
- O Blush deve ser usado em quantidades moderadas para não dar um aspecto artificial.
- Os excessos devem ser retirados com uma esponja contendo pó compacto.
- Se quiser "alargar" o seu rosto, aplique blush na altura das orelhas, puxando o pincel em direcção às maçãs do rosto. Se quiser deixá-lo mais fino, aplique nas têmporas (entre a sobrancelha e a maçã do rosto) e puxe para as maçãs do rosto.
- O blush pode ser aplicado levemente no rosto todo, para deixar o tom da pele uniforme.
- Evite marcar demais as maçãs do rosto. O blush deve ser usado apenas para colorir levemente e dar uma impressão mais saudável.
- Para o uso diário, já existe a opção do blush-cremoso. É fácil de ser aplicado e produz um efeito bem natural.
- As pérolas-bronzeadoras, pequenas "bolinhas" nos tons amarelo-dourado, marrom e rosa, que aplicadas no rosto e pescoço, deixam uma cor "bronzeada" são o último avanço neste tipo de produto.
- O blush-compacto, é o mais conhecido e fácil de ser encontrado em diversas tonalidades.
- Os pós bronzeadores podem também ser usados como blush natural.
SOBRANCELHAS- Penteie as sobrancelhas e, com lápis próprio, cubra as falhas.
- Lápis ou sombra para acabamento para sobrancelhas corrige imperfeições ou falhas nas sobrancelhas. A correcção pode ser feita com o lápis preto, marrom ou com uma sombra marrom. Cuidado para que a cor da sobrancelha não fique mais forte que a do cabelo.
- Rímel incolor pode ser utilizado também para "pentear" as sobrancelhas.
CORRECTIVO
- É um grande aliado para eliminar olheiras, sinais, borbulhas, pontos negros, cicatrizes, linhas de expressão, etc.
- Compre um correctivo mais claro que o tom da base e mais claro do que sua pele.
- Aplique o produto em pontos e espalhe-o pela pele com leves batidinhas.
- Há quem defenda que os tons "amarelados" são mais eficientes para olheiras, mas outros defendem que tons levemente verde corrigem melhor olheiras e borbulhas.
- Para borbulhas e sinais aplique um pouco de correctivo com pincel e não sobrecarregue. A ideia é uniformizar a cor e não corrigir o desnível da pele.
- Correctivo também pode servir para ajudar a fixar a maquilhagem na área dos olhos.
- Pessoas com olheiras muito marcadas devem aplicar um correctivo mais claro e complementar com pó facial adequado ao tom de pele.
PÓ FACIAL
- A função do pó facial é de uniformizar a pele – especialmente depois de usar correctivo – e ajudar na fixação da maquilhagem.
- Se a pele for boa nem vai precisar usar este produto.
- Cuidado para não exagerar na quantidade para a sua cara não parecer uma "máscara".
- A aplicação é bem simples: use o pincel mais grosso para evitar excessos ou, no caso do pó compacto, a esponjinha. São geralmente finíssimos e dão um acabamento aveludadoProcurar comprar o pó facial num tom similar ao da base. Os chamados translúcidos são óptimos porque preservam uma certa "transparência".
- Para a maquilhagem do dia-a-dia , o uso do pó facial oferece um acabamento mais natural, porém retocá-lo ao longo do dia pode não ser tão prático. Nesses casos o mais indicado seria um pó-compacto, fácil de ser aplicado com uma esponja .
- Existem também produtos conhecidos como duo-cake (uma evolução dos antigos pan-cake), que são muito práticos. Dispensam o uso da base e podem ser aplicados secos ou molhados.
- O excesso de pó nos vincos (olhos e nariz) acentua ainda mais estas áreas. Da mesma forma, o pó não deve ser utilizado nos lábios.
6 Técnicas "estranhas" dos maquilhadores profissionais que funcionam:
1. Aquecer um pouco o curvex com secador antes de usá-lo para as pestanas ficarem mais arqueadas.
2. Humedecer uma esponja com água e passar no rosto antes de aplicar base e correctivo.
3. Aplicar blush marcante antes de preparar a pele com base para conseguir um rubor natural.
4. Usar um pincel humedecido em água para diluir a sombra. Depois de espalhar, espalhar bem com os dedos
5. Remover partículas de sombra que tenham caído fora do olho com papel higiénico.6. Adicionar gotas de protector solar oil-free à base para que ela fixe melhor.