JÁ PAROU PARA PENSAR NO QUANTO SUA MAQUIAGEM (SOMBRAS, BATONS, BRONZERS, BASE, ETC.) PODE ACUMULAR BACTÉRIA E CAUSAR PROBLEMAS NA SUA PELE, OLHOS, NARIZ E BOCA – E OUTROS PROBLEMAS DE SAÚDE?
QUANDO VOCÊ É A ÚNICA PESSOA A USAR SEUS PRODUTOS O PROBLEMA É MENOR, MAS AINDA ASSIM EXISTE. NO ENTANTO, SE OUTRAS PESSOAS USAM SUA MAQUIAGEM (UM BATOM QUE ALGUÉM PEGA EMPRESTADO OU PRODUTOS QUE VOCÊ PRÓPRIA USOU PARA MAQUIAR ALGUÉM), AÍ O PROBLEMA REALMENTE MERECE ATENÇÃO REDOBRADA. VÍRUS E BACTÉRIAS QUE POSSAM SOBREVIVER NO AMBIENTE PASTOSO DE BATONS/MÁSCARAS PARA CÍLIOS, OU NO LÍQUIDO DAS BASES/GLOSSES, OU NOS PÓS DE SOMBRAS, BRONZERS, BLUSHES, ETC, CONTAMINAM OS PRODUTOS QUE VOCÊ DEPOIS VAI USAR. DE UMA INFECÇÃO NOS OLHOS/CONJUNTIVITES À TRANSMISSÃO DE DOENÇAS COMO HEPATITE OU HERPES OU MESMO GRIPES, A POSSIBILIDADE DE CONTAMINAÇÃO É REAL.
Nem todos eles podem ser limpos e desinfetados. Mas vamos falar sobre os que podem e como evitar o acúmulo excessivo de bactérias nos que não podem.
Cada vez que um aplicador (esponja, pincel, etc.) encosta na pele e é levado de volta aoproduto, as bactérias são transferidas a ele e passam a se proliferar lá dentro. A melhor forma de evitar o acúmulo de bactérias nestes produtos é evitar o contato repetido dos aplicadores.
Para bases líquidas, por exemplo, o ideal é colocar a quantidade a ser utilizada sobre uma superfície limpa (pode ser a própria mão ou costas da mão) e usar o aplicador de sua preferência a partir daí, ao invés de o levar direta e repetidamente ao pote do produto. Para glosses e máscaras para cílios, o ideal é ter aplicadores descartáveis ou lavar/desinfetar o aplicador original após cada uso. A maioria de nós não se dá a este trabalho (embora esta seja a forma mais higiênica), portanto como regra geral para estes tipos de produtos, restrinja o uso apenas a você: não empreste ou use em outras pessoas se não quer sua maquiagem contaminada com vírus ou bactérias que talvez a outra pessoa nem saiba que tenha. Pense em maquiagem como ítens de uso pessoal: não empreste pelo mesmo motivo pelo qual não empresta sua escova de dentes ou lentes de contato.
Produtos sólidos, pós compactos ou cremes e mousses com superfície externa (batons, blushes, bronzers, sombras, corretivos, etc):
Estes podem ser facilmente desinfetados e a melhor forma de fazer isso é utilizando álcool líquido. Batons podem ser mergulhados no álcool por alguns segundos ou utilizando a técnica para produtos em forma de pó, que consiste em colocar o álcool em uma embalagem de spray, aplicá-lo sobre a maquiagem dessa forma e deixar secar. Não sature os pós compactos com álcool, a intenção não é encharcar o pó e sim umedecer a camada externa que fica em contato com os aplicadores.
Alternativamente, use um lenço de papel para remover uma fina camada da superfície. O álcool mata qualquer agente contaminante da superfície e evapora, deixando o produto original intacto e pronto para o próximo uso. Note, no entanto, que a probabilidade de um produto em forma de pó ter uma quantidade significativa de bactérias é muito menor, pois este ambiente não é o mais propício para a sobrevivência destes organismos.
Lápis – contorno de lábios ou para olhos:
Aponte o lápis para remover a camada externa e depois mergulhe a ponta (a parte com a madeira + produto) no álcool líquido e deixe secar.
Pincéis e aplicadores (esponjas, beauty blender, etc.):
Estes devem ser higienizados a cada uso, ainda que só você os utilize. O processo de limpeza diária e de higienização mais profunda de pincéis será o foco de um outro artigo, mas lembre-se que aplicadores contendo resíduos de produtos estão propensos à proliferação de bactérias, portanto devem estar sempre limpos antes de cada aplicação. Esponjas podem ser reutilizadas algumas vezes, desde que bem lavadas com água e sabonete líquido ou, se necessário, um limpador próprio para este fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário