Doando qualquer quantia. Banco do Brasil Agência: 3494 ­– 0 Conta: 24068-0 Bradesco Agência: 3492-4 Conta: 0005220-5

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Pesquisa nos EUA mostra alta concentração de chumbo nos batons de grandes marcas como L'Oréal e Maybelline




Segundo o jornal Washington Post, uma recente análise realizada nos Estados Unidos mostrou que 400 tons de batons populares continham vestígios de chumbo, usado para fixar a coloração no produto, reiniciando a discussão de até que ponto o material é seguro em cosméticos. Cinco batons feitos pelaL’Oréal e Maybelline, de propriedade da L’Oréal EUA, foram classificados entre os dez cosméticos mais contaminados segundo testes realizados. Dois batons da marca Cover Girl e dois batons da Nars e um batom da marca Stargazer também apareceram no ranking feito pela Food and Drug Administration - FDA.

A discussão de chumbo nos batons começou na década de 1990 e ressurgem periodicamente desde então. Em 2007, foram testados 33 batons vermelhos e chegou-se a conclusão de que a maioria deles continha chumbo em excesso. Em 2008, o FDA começou a fazer seus próprios testes em 20 batons. Hoje em dia, a lista têm mais de 400 batons testados. O FDA alega que quando se passa o batom, ingere-se uma quantidade muito reduzida que não faz mal à saúde e pode se encontrada também no solo, na água e no ar.

Durante anos, a organização norte-americana Campaign for Safe Cosmetics (Campanha para Cosméticos Seguros) pressionou o governo para estabelecer limites de níveis de chumbo nos batons. O FDA insiste em dizer que as quantidades detectadas em várias rodadas de testes não representam riscos para a saúde, porém um grupo de consumidores escreveu uma carta à agência dizendo que o FDA não tem base científica para essa conclusão.

Halyna Breslawec, cientista-chefe do conselho, disse que seu grupo de consumidores pediu à agência para limitar a quantidade de chumbo permitido em cosméticos. O consenso sobre o que deverá ser esse limite é maior do que os níveis detectados pelas duas rodadas de testes do FDA e está de acordo com as propostas do Canadá e Alemanha.

A discussão está ainda longe de acabar. Na mais recente análise, foi encontrada a maior concentração de chumbo já encontrada em um batom, no tom rosa Sensational Petal, de Maybelline. E os testes demonstram que a concentração de chumbo nos batons estão mais próximas do que nunca do limite imposto pela FDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário